Brasil conquista os melhores resultados no Mundial Militar de Vôlei de Praia

By 12 nov 2017Notícias

Rio de Janeiro, Brasil, 12/11/2017 – O sol voltou a brilhar no último dia de jogos do 2º Campeonato Mundial Militar de Vôlei de Praia. Com o clima mais estável na cidade maravilhosa, chegou a hora de ver os finalistas na mais nova quadra de vôlei de praia situada ao lado da Arena de Tênis, no Parque Olímpico. Enquanto Maradona agitava a torcida, ao som do DJ Doido, os atletas entravam em quadra para dar início aos jogos.

A torcida do Mundial Militar ferveu a arquibancada no último dia do campeonato. Mesmo ficando dividida entre as duplas brasileiras, apoiavam uma bandeira só, a do Brasil.

A manhã começou com o primeiro duelo cancelado. As duplas chinesas Shao/Liu e Bai/Zhao disputariam o 3º lugar feminino, contudo por questões de saúde o jogo não ocorreu, e a dupla Shao/Liu ficou com a vitória. Na sequência, os jogos do naipe masculino foram iniciados antes das 10h. A partida começou com destaque para o “melhor saque do mundo” do Evandro que, ao lado de seu parceiro André, se impôs desde o início. Dollinger/Walkenhorst, da Alemanha, não conseguiram defender o terceiro lugar e a medalha de bronze ficou para os brasileiros com uma vitória de 2×0.

A final masculina entre Saymon/Álvaro e Guto/Vitor foi muito intensa e aguerrida na arena de vôlei. Cada ponto foi extremamente disputado, uma verdadeira aula de vôlei de praia. Saymon/Álvaro conseguiram superar o primeiro set perdido, virando o jogo e fechando o placar por 2×1, mesmo com uma aparente lesão de Saymon no meio do primeiro set. Em consequência, a medalha de prata ficou com Guto/Vitor que fizeram também uma bela campanha.

A final feminina foi disputada entre Larissa/Ana Patrícia e Ágatha/Eduarda. Jogando com bastante inteligência, Ágatha e Eduarda levaram vantagem desde o início. Mesmo que em alguns momentos Larissa e Patrícia tenham forçado uma reação, Ágatha e Eduarda acabaram ficando com a medalha de ouro.

Cerimônia de premiação

No começo da tarde a quadra do 2º Mundial Militar de Vôlei de Praia virou o palco da cerimônia de premiação para os vencedores do grande campeonato. Das nove posições no pódio, apenas a China conseguiu o 3º lugar no feminino. Fora as orientais, o pódio foi todo de duplas brasileiras.

Autoridades oficiais chegaram na areia da arena para entregar os respectivos prêmios aos atletas que deram seu melhor no campo de jogo. O diretor do Departamento do Desporto Militar, Vice Almirante Paulo Martino Zuccaro; o comandante do CCFEx e presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), General de Brigada Jorge Antonio Smicelato; e o presidente do Comitê de Voleibol do CISM, Coronel Pinheiro, foram algumas das autoridades que premiaram os atletas. Fora as conquistas coletivas, ainda foram escolhidos os jogadores mais valiosos do campeonato (Most Valuable Player). No masculino o troféu foi para Álvaro e no feminino foi para Eduarda.

O 2º Campeonato Mundial Militar de Vôlei de Praia foi uma competição organizada pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) que já está deixando saudades. Para além das derrotas e vitórias foram jogos nos quais reinou a “amizade através do esporte”.

Fotos: Jorge Rodrigues